SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

Reunião Ampliada Extraordinária da FNA - SASC foi citado como referência no processo de resgate do sindicato.

11/04/2017

Ocorreu no último final de semana, de 7 a 9 de abril, a Reunião Ampliada Extraordinária de Diretoria, promovida pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). O evento foi realizado em João Pessoa (PB) e contou com a participação de membros da diretoria nacional da FNA, membros de diversos sindicatos estaduais de Arquitetos e Urbanistas, além da presença ilustre do presidente do CAU/BR, arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro. Fez parte da programação uma Oficina de Planejamento – Regionais e Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, além da discussão de assuntos relacionados à prática profissional e realidade de mercado, Contribuição Sindical, Lei de Assistência CTécnica, Estratégias de comunicação entre outros.

Segundo a vice-presidente da FNA, Eleonora Lisboa Mascia, a reunião ampliada é uma oportunidade de reunir a diretoria, juntamente com os sindicatos locais, traçar algumas diretrizes e discutir os encaminhamentos necessários que estão dentro do planejamento anual da Federação. “Através desse encontro, tivemos a oportunidade de fazer um diagnóstico de cada entidade e conjuntamente construirmos algumas ações que serão tocadas ao longo de 2017. Temos no Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina - SASC, uma referência para todos nós, não só no processo de resgate do sindicato, mas também de organização e mobilização dos profissionais em torno de questões importantes para nós, como: assistência técnica, não precarização das relações de trabalho, de buscar que os arquitetos participem das questões que dizem respeito a nossa atribuição profissional, a arquitetura, as cidades.” Destacou a vice-presidente da FNA. Já para o segundo vice-presidente da Federação, Edinardo Lucas, esses encontros são essenciais para que se possa entender o que acontece nas bases e construir uma consciência coletiva.

Reforçando ainda a importância desse formato de evento, o presidente da FNA, Cicero Alvarez, explicou que foram deliberadas muitas ações, as quais serão realizadas pela Federação nos próximos dias e meses. Alvarez confirmou ainda, que próximo encontro será em Belo Horizonte e algumas pautas já estão sendo definidas.
 

Relatório sobre os sindicatos do Brasil

Outro tema debatido foi um mapa de atuação dos sindicatos no Brasil. Foi apresentado pela secretária de Organização e Formação Sindical da FNA, Fernanda Simon Cardoso, um relatório que inclui o percentual de arquitetos que pagam a CSU, aqueles que realizam homologações e negociações coletivas. Atualmente, a FNA tem 16 sindicatos ativos. Acre, Amapá, Roraima, Tocantins, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pará, Piauí, Mato Grosso e Maranhão estão sem ação efetiva, sendo que os quatro últimos já tiveram atividades no passado.

Para Simon, é importante que sejam realizados encontros regionais e que através deles se possa fortalecer alguns sindicatos, principalmente aqueles cujo número de profissionais arquitetos e urbanistas é baixo.

Entre as metas da secretária está auxiliar na obtenção da carta sindical para aqueles que ainda não a obtiveram. Além disso, Fernanda lembrou a importância de garantir atividades em sindicatos que estão inoperantes. Entre as negociações em curso está a retomada do movimento no Mato Grosso.
 

Situação econômica

Outra questão amplamente debatida nas reuniões foi a situação econômica do país e da profissão, que foram analisadas pelos convidados José Ediran Magalhães Teixeira (DIEESE) e Ariovaldo de Camargo (SRI/CUT) e contaram com a mediação da vice-presidente da FNA.

Este tema foi muito bem apresentado, trouxe elementos resultantes de pesquisa feita pelo DIEESE e compara o desempenho nos últimos dez anos de alguns quesitos como ganho médio salarial, criação de novos postos de trabalho, empregos formais e o tipo de vínculo. Esta pesquisa deve ser objeto de divulgação pela FNA em breve.
 

Fundo de apoio

O assunto do fundo de apoio da FNA para os sindicatos foi apresentado no último dia de encontro, 09/04, pelo presidente da FNA. O representante informou aos presentes que foi criado um grupo pra gerir os recursos disponíveis. Este grupo conta com membros da atual diretoria juntamente com representantes de alguns sindicatos.

Cicero ainda lembrou aos líderes sindicais a importância de se seguir o regramento definido quando da criação do fundo: prestação de contas, alinhamento com ações de expansão dos profissionais associados, metas claras e fomento aos sindicatos com menos estrutura.

O vice-presidente do SASC, Everson Martins, estava no evento representando a entidade e apresentou um balanço dos recursos recebidos deste Fundo e utilizados para financiar algumas ações entre elas a Oficina de Assistência Técnica organizada, juntamente com o IAB/SC e ministrada em parceria com a ONG Piabiru, em Florianópolis. O atual site do SASC, que é referência para outros sindicatos, também foi objeto de conquista através do Fundo de Apoio.


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Andréa dos Santos
Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul

Os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, atualmente, possuem um importante instrumento na defesa de todos os arquitetos e urbanistas trabalhadores que atuam no Estado. Foi com esta certeza e com um amplo compromisso com os profissionais que foi viabilizada, a partir de 2013, a reestruturação do Sindicato dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina – o SASC, que só ocorreu por ter a frente um grupo de jovens colegas, que na minha percepção, estavam unidos por uma única certeza: melhorar as condições de trabalho e promover a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, Assim foi com muita satisfação e compromisso que o SAERGS – Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, também não mediu esforços para contribuir nesta reestruturação e hoje, passado pouco mais de dois anos, temos certeza de que aquele sentimento inicial “de que ia dar certo... deu” e se concretizou através de valiosos colegas que trazem, além de muita transparência em suas ações, um verdadeiro estilo combativo pela concretização de seus principais desafios.
Este sindicato já deu certo. E daqui pra frente quem ganha é a sociedade catarinense, o SASC, é agora o sindicato de todos os profissionais arquitetos e urbanistas catarinenses. Um sindicato que tem compromisso com a transparência, com a verdade, com a ética. Com dirigentes de uma grandeza sentimental, capaz de se emocionarem por suas conquistas, de serem justos com a cidade, defender a sociedade, mas fundamentalmente com uma sensibilidade enorme para defender com a veracidade necessária, tudo aquilo que acreditam ser essencial para nós profissionais e por uma arquitetura cada vez mais democrática.
Parabéns a toda a diretoria pelo trabalho que estão realizando e por terem tido a coragem de fazer todo o enfrentamento necessário para oferecer aos profissionais este novo Sindicato de Arquitetos. Parabéns colegas de Santa Catarina por terem em suas mãos uma entidade que é capaz de ajudar a transformar, defender e garantir nossos direitos, em favor de nossa profissão no seu mais amplo conceito.
Muito sucesso e importantes conquistas sempre!

Leia Mais
Arq. Vinicius Galindo
Sindicato dos Arq. e Urb. no Estado do Rio Grande do Norte

Apesar da distância, o SASC e o SINARQ-RN parecem vizinhos. Sindicatos irmãos, caçulas entre outros sindicatos e na FNA. E tão parecidos!
Ver uma turma de arquitetos e urbanistas jovens assumir um sindicato inativo há anos, evoluir tanto em tão pouco tempo, ganhar reconhecimento, representatividade. E isso com pouca ou nenhuma experiência na área, além de heranças do movimento estudantil, de épocas da FeNEA. Uns poucos, movidos pela própria determinação e vontade em mudar o cenário atual. Em fazer a diferença, na prática.
Ver essa mesma história sendo feita, do outro lado do país, reforça a importância de tudo isso que estamos fazendo. E nesse processo aprendemos muito juntos, recebemos mutuamente força e estímulo para continuar com essa tarefa nada fácil. Mais que isso, ganhamos colegas, parceiros, amigos.
Me traz muita alegria ver a evolução do SASC. Ver a luta de amigos, tão semelhante à nossa, gerar resultados, ganhar relevância. Se firmar a cada dia. Parabéns! E obrigado.

Leia Mais
Arq. Jeferson Salazar
Presidente da FNA

É com bastante satisfação que comemoramos uma nova fase na vida dos arquitetos e urbanistas catarinenses. O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina - SASC, depois de longo período de dificuldades finalmente ressurgiu das cinzas, como a fênix. E ressurgiu revigorado pela força de jovens arquitetos e arquitetas que entregaram muito de si para lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais de arquitetura e urbanismo. Como não podia deixar de ser, rapidamente ampliaram o espectro de atuação sindical para além da fronteira das lutas corporativas e se inseriram nas lutas gerais da sociedade catarinense por melhores condições de vida, pelo direito à habitação e mais, pelo direito à cidade com todos os benefícios que ele deve proporcionar ao exercício pleno da cidadania. Empenhamos esforços e recursos para ajudar a ressignificar o SASC. E com muito orgulho podemos dizer que valeu à pena. Parabéns aos diretores e diretoras desta gestão, que souberam transformar o limão em limonada e mostrar uma nova geração de dirigentes sindicais com fôlego, determinação, coragem e desprendimento pessoal para assumir tarefes coletivas de grande envergadura e compromisso social.

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.