SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

Qual é a diferença entre Sindicato e CAU?

06/04/2017

Qual a diferença do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Santa Catarina?

Os conselhos de classes profissionais são também conhecidos como Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais, no nosso caso: Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

A função primária dos Conselhos Profissionais é defender a sociedade dos maus profissionais. É claro que, indiretamente, isso é uma defesa aos bons profissionais. Fiscalizando a atuação dos profissionais, das empresas, das instituições, os bons profissionais recebem a garantia de não precisar conviver profissionalmente com os profissionais anti-éticos, por exemplo.

Também cabe ao conselho, por exemplo, redigir e fiscalizar a utilização do código de ética profissional e o juramento profissional.

Percebem? O foco não é no profissional e sim no cliente. Independente da nossa preocupação (ou não) com o cliente em nossas atividades, o Conselho Profissional é a ferramenta imparcial que as fiscaliza. Logo não cabe reclamações que o CAU não ajuda os Arquitetos, pois a função dele é ajudar a sociedade, e apenas indiretamente nos ajudar.

Se o conselho protege a sociedade por que eu tenho que pagar anuidade? Nossa profissão gera risco, por exemplo: se eu construir um prédio e o mesmo desabar por imperícia ou por não ter profissional responsável? Além do prejuízo material podemos ter vidas em jogo de pessoas que não tem nenhuma ligação com o profissional, seja um morador ou pedestre ou alguém trabalhando no edifico. Com isso somos obrigados a pagar uma taxa para conselho para que ele nos fiscalize e proteja a sociedade no mal que possamos fazer, é uma espécie de multa por exercermos uma atividade periculosa as outros.

Com isso fica claro que a função de proteger os interesses dos profissionais é do sindicato, tanto que todas as profissões tem sindicato, mas nem existem perto de 30 conselhos profissionais apenas.

Usando um exemplo para ilustrar. Recentemente as “domésticas” tiveram seus diretos reconhecidos perante a legislação após anos de luta. Mas como se não tinham um conselho profissional para defende-las? É claro, quem as representou foi o sindicato exercendo sua função e prerrogativas legais. Se existisse um conselho profissional das domésticas ele não estaria lutando diretamente por isso. E sim lutando para proteger a sociedade das “maus” domésticas.

Então ficou claro que a defesa da categoria que cabe aos sindicatos.

Mas acho que o meu sindicato não me representa, posso só ficar com meu CAU? Mesmo em caso de ausência não é por isso que o Conselho irá absorver outras funções que não lhe cabem.

Um caso recente junto ao CAU/BR ilustra muito bem a importância de ambas as entidade. Quando foi feita campanha contra Reserva Técnica, esclarecendo sua criminalidade, o CAU estava exercendo sua função de proteger a sociedade. Junto a isso ouve a intervenção dos sindicatos mostrando que a forma da propagando estava prejudicando os “bons” Arquitetos e Urbanistas, logo lutando pela categoria, pressionando o CAU a rever sua abordagem. Ficando claro que as duas entidades estavam exercendo suas funções.

O importante é fortalecer ambas as entidades, visto que todas tem um papel fundamental para que no fim tenhamos uma valorização profissional.
 

Fonte: www.sindarqpr.org.br
Referencia: Produzindo.net


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Vinicius Galindo
Sindicato dos Arq. e Urb. no Estado do Rio Grande do Norte

Apesar da distância, o SASC e o SINARQ-RN parecem vizinhos. Sindicatos irmãos, caçulas entre outros sindicatos e na FNA. E tão parecidos!
Ver uma turma de arquitetos e urbanistas jovens assumir um sindicato inativo há anos, evoluir tanto em tão pouco tempo, ganhar reconhecimento, representatividade. E isso com pouca ou nenhuma experiência na área, além de heranças do movimento estudantil, de épocas da FeNEA. Uns poucos, movidos pela própria determinação e vontade em mudar o cenário atual. Em fazer a diferença, na prática.
Ver essa mesma história sendo feita, do outro lado do país, reforça a importância de tudo isso que estamos fazendo. E nesse processo aprendemos muito juntos, recebemos mutuamente força e estímulo para continuar com essa tarefa nada fácil. Mais que isso, ganhamos colegas, parceiros, amigos.
Me traz muita alegria ver a evolução do SASC. Ver a luta de amigos, tão semelhante à nossa, gerar resultados, ganhar relevância. Se firmar a cada dia. Parabéns! E obrigado.

Leia Mais
Arq. Eduardo Bimbi
Presidente FNA 1998/2004

Acompanho desde o segundo semestre de 2013 as ações do grupo de jovens arquitetos e urbanistas que se propuseram a estruturar e dirigir do SASC nessa primeira gestão.
Nestes pouco mais de dois anos de atividades souberam utilizar em beneficio da nossa categoria as prerrogativas legais de um sindicato, obtendo vantagens coletivas para todos , associados ou não.
Vejo como extremamente positivas as ações que o SASC tem posto em andamento e que beneficiarão a maioria dos arquitetos e urbanistas do estado de Santa Catarina.

Leia Mais
Arq. Ormy Leocádio Hutner Junior
Sindicato dos Arq. e Urb. no Estado do Paraná

Os arquitetos e urbanistas do Estado de Santa Catarina têm motivos suficientes para se orgulhar de ter uma entidade que os represente e os defenda.
O SASC - entidade sindical de defesa de todos os profissionais da Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, por meio de uma diretoria jovem e comprometida com uma atuação cada vez mais pujante no cenário da atuação profissional e defesa da sociedade, tem realizado ao longo de sua curta trajetória, feitos de grande relevância para toda a categoria.

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.