SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

Oficina de ATHIS visa formar profissionais para atender famílias de baixa renda

16/03/2017

Com um cenário de muito esforço e colaboração coletiva de “benfeitores”, entidades e instituições foi que tornou-se possível a realização da Oficina de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Santa Catarina. O projeto criado pelo grupo de trabalho GT-Habitação do IAB/SC, visa formar profissionais para atuarem na assistência a comunidades de baixa renda.

A primeira turma já está completa e as atividades ocorrerão entre os dias 17 a 19 de Março de 2017, em Florianópolis: na UFSC e Comunidade parceira. Ao todo, foram 46 vagas disponibilizadas gratuitamente, sendo 44 selecionadas através de uma curadoria dos interessados cadastrados em uma pré-inscrição e 02 vagas sorteadas pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC).

Segundo Sueme Freitas, arquiteta e urbanista e membro da diretoria do SASC, a Oficina é resultado de muito esforço e colaboração coletiva de grupos de trabalhos, entidades, instituições e pessoas que acreditaram na importância deste projeto. O apoio do SASC demonstra que a entidade também está interessada em questões ligadas ao tema da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, contribuindo assim, para o fomento deste debate em Florianópolis e levantando este tema dentro da atuação profissional em Santa Catarina.

Para um dos participantes do GT de Habitação que está organizando a oficina de ATHIS, o arquiteto e urbanista Antônio Couto Nunes, as expectativas em relação ao projeto são as mais positivas. “Tive a oportunidade de acompanhar um pouco do projeto realizado no estado de São Paulo, pelo mesmo grupo que está vindo para Santa Catarina, a ONG Peabiru. Na maioria das cidades onde foram realizadas as oficinas, grupos de trabalho se mantiveram ativos após a realização da mesma. Acredito que seja uma oportunidade única de unir diferentes pessoas e organizações que estão trabalhando em paralelo, para o mesmo objetivo.” Esclarece Antônio.

Ainda segundo o arquiteto, estes grupos estão dispersos, é possível que essa atividade possa funcionar como um ponto de partida para união e fortalecimento destes encontros de discussão. Os profissionais de arquitetura em especial, carecem de formação na temática da habitação de interesse social nos cursos de Arquitetura, uma oficina como esta pode auxiliar a suprir um conhecimento que está sendo negligenciado na formação dos arquitetos.

A proposta do grupo de trabalho GT-Habitação do IAB/SC foi de compor uma equipe multidisciplinar para fazer parte do projeto, contando com a participação de 46 pessoas de diversas áreas, incluindo agentes comunitários, arquitetos e urbanistas, assistentes sociais, advogados, engenheiros civis. A oficina será conduzida pela ONG Peabiru e os seus representantes farão ainda, visitas à comunidade parceira e posteriormente o desenvolvimento de estudos sobre os problemas encontrados, com a definição de diretrizes de atuação e propostas bem como definição de uma agenda para Assistência Técnica.

 O sucesso desse trabalho só foi possível pela iniciativa de Financiamento Coletivo promovido pelo GT-HABITAÇÃO (IAB/SC), de 119 benfeitores (pessoas físicas) que colaboraram com o financiamento coletivo, através de doações em dinheiro e através  do patrocínio do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC), Anjo Tintas e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC).


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Jeferson Salazar
Presidente da FNA

É com bastante satisfação que comemoramos uma nova fase na vida dos arquitetos e urbanistas catarinenses. O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina - SASC, depois de longo período de dificuldades finalmente ressurgiu das cinzas, como a fênix. E ressurgiu revigorado pela força de jovens arquitetos e arquitetas que entregaram muito de si para lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais de arquitetura e urbanismo. Como não podia deixar de ser, rapidamente ampliaram o espectro de atuação sindical para além da fronteira das lutas corporativas e se inseriram nas lutas gerais da sociedade catarinense por melhores condições de vida, pelo direito à habitação e mais, pelo direito à cidade com todos os benefícios que ele deve proporcionar ao exercício pleno da cidadania. Empenhamos esforços e recursos para ajudar a ressignificar o SASC. E com muito orgulho podemos dizer que valeu à pena. Parabéns aos diretores e diretoras desta gestão, que souberam transformar o limão em limonada e mostrar uma nova geração de dirigentes sindicais com fôlego, determinação, coragem e desprendimento pessoal para assumir tarefes coletivas de grande envergadura e compromisso social.

Leia Mais
Arq. Eduardo Bimbi
Presidente FNA 1998/2004

Acompanho desde o segundo semestre de 2013 as ações do grupo de jovens arquitetos e urbanistas que se propuseram a estruturar e dirigir do SASC nessa primeira gestão.
Nestes pouco mais de dois anos de atividades souberam utilizar em beneficio da nossa categoria as prerrogativas legais de um sindicato, obtendo vantagens coletivas para todos , associados ou não.
Vejo como extremamente positivas as ações que o SASC tem posto em andamento e que beneficiarão a maioria dos arquitetos e urbanistas do estado de Santa Catarina.

Leia Mais
Arq. Andréa dos Santos
Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul

Os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, atualmente, possuem um importante instrumento na defesa de todos os arquitetos e urbanistas trabalhadores que atuam no Estado. Foi com esta certeza e com um amplo compromisso com os profissionais que foi viabilizada, a partir de 2013, a reestruturação do Sindicato dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina – o SASC, que só ocorreu por ter a frente um grupo de jovens colegas, que na minha percepção, estavam unidos por uma única certeza: melhorar as condições de trabalho e promover a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, Assim foi com muita satisfação e compromisso que o SAERGS – Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, também não mediu esforços para contribuir nesta reestruturação e hoje, passado pouco mais de dois anos, temos certeza de que aquele sentimento inicial “de que ia dar certo... deu” e se concretizou através de valiosos colegas que trazem, além de muita transparência em suas ações, um verdadeiro estilo combativo pela concretização de seus principais desafios.
Este sindicato já deu certo. E daqui pra frente quem ganha é a sociedade catarinense, o SASC, é agora o sindicato de todos os profissionais arquitetos e urbanistas catarinenses. Um sindicato que tem compromisso com a transparência, com a verdade, com a ética. Com dirigentes de uma grandeza sentimental, capaz de se emocionarem por suas conquistas, de serem justos com a cidade, defender a sociedade, mas fundamentalmente com uma sensibilidade enorme para defender com a veracidade necessária, tudo aquilo que acreditam ser essencial para nós profissionais e por uma arquitetura cada vez mais democrática.
Parabéns a toda a diretoria pelo trabalho que estão realizando e por terem tido a coragem de fazer todo o enfrentamento necessário para oferecer aos profissionais este novo Sindicato de Arquitetos. Parabéns colegas de Santa Catarina por terem em suas mãos uma entidade que é capaz de ajudar a transformar, defender e garantir nossos direitos, em favor de nossa profissão no seu mais amplo conceito.
Muito sucesso e importantes conquistas sempre!

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.