SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

NOTA

06/12/2017

Nos últimos anos vamos acompanhando um crescimento que chega a ser assustador do número de cursos de graduação. Na Arquitetura e Urbanismo já passam de 500 o que seria mais que o total de cursos em toda Europa. Além deste crescimento, vamos observando que o sistema de controle exercido pelo MEC através da SESu, SERES e INEP se mostra incapaz de atender toda a demanda, buscando uma simplificação dos processos, que em seu bojo trata de maneira igual cursos que são totalmente diferentes. O resultado evidente tem sido um grande questionamento sobre a qualidade dos cursos de graduação e dos profissionais egressos destes cursos. O governo passa a exercer com maior intensidade suas ações liberalizantes no âmbito da educação superior, sob o patrocínio e pressão dos grandes e lucrativos grupos educacionais instalados inclusive dentro do CNE – Conselho Nacional de Educação. Tudo se torna ainda mais grave com as ações na educação à distância. Desde maio os cursos de graduação à distância passam a ter sua oferta liberalizada. Restrições anteriores são retiradas e os grandes grupos intensificam o investimento nessa modalidade e em todas as áreas, inclusive Arquitetura e Urbanismo. Talvez apenas medicina por enquanto não tenha sido oferecida à distância. Em arquitetura  e urbanismo e pouco tempo já são 9 instituições oferecendo mais de 39.000 vagas anuais, um número quase igual ao que oferecem os mais de 500 cursos presenciais.

O quadro é assustador e as entidades profissionais, acadêmicas e sindicais não tem conseguido ser ouvidas e sensibilizar governo e sociedade. O risco para as gerações futuras é muito grande diante de uma queda ainda maior na qualidade da educação superior que se oferece no país, colocando em maior risco os anseios da sociedade.

Nesse sentido, a iniciativa dos conselhos profissionais como autarquias paraestatais é muito bem vinda. No ABEA tem tentado se posicionar, mas não tem tido muito eco. Eles têm maior penetração, recursos, alcance político e reconhecimento social que as nossas combalidas entidades, para emitir, em nome da sociedade, seu protesto e tentar, inclusive com a ajuda da justiça, reestabelecer o quadro de avaliação de qualidade para o ensino superior. Talvez consigam oferecer algum tipo de pressão que seja percebida pelo governo. O risco que se tem é que ultrapassem essa necessidade e passem a agir unicamente com propósitos corporativistas tentando inibir ou impedir o acesso de novos profissionais no mercado. É necessário um cuidado com a quantidade, mas principalmente com a qualidade dos cursos. Os famigerados exames pós-profissionais (de Ordem só no caso do Direito) parecem a receita mais fácil, porém de efeito danoso, retirando totalmente das instituições de ensino superior a responsabilidade pela formação profissional, limitando-se a formar bacharéis e, como consequência, criando um mercado altamente rentável para os cursinhos preparatórios para os exames. Na área do Direito se vê a mesma instituição oferecendo os dois o que trás a seguinte indagação: por que o curso de graduação já não é capaz de formar profissionais aptos a aprovação nos exames e inserção no mercado? Por que só os cursinhos (muito mais lucrativos) conseguem aprovar? O problema pode estar no exame, nos cursos ou nos dois, e principalmente está no (des)controle do Estado. 
Que tenha sucesso a movimentação dos Conselhos. Que tenhamos cuidado com a movimentação dos conselhos.

 

Gogliardo V. Maragno

 

 

 

http://www.oab.org.br/noticia/55867/oab-e-conselhos-profissionais-divulgam-carta-em-defesa-da-qualidade-do-ensino?utm_source=4028&utm_medium=email&utm_campaign=OAB_Informa

http://www.causc.gov.br/noticias/cau-assina-carta-em-defesa-da-qualidade-do-ensino/

http://www.fna.org.br/caubr-publica-manifestacao-contra-cursos-ead-de-arquitetura-e-urbanismo/

 


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Andréa dos Santos
Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul

Os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, atualmente, possuem um importante instrumento na defesa de todos os arquitetos e urbanistas trabalhadores que atuam no Estado. Foi com esta certeza e com um amplo compromisso com os profissionais que foi viabilizada, a partir de 2013, a reestruturação do Sindicato dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina – o SASC, que só ocorreu por ter a frente um grupo de jovens colegas, que na minha percepção, estavam unidos por uma única certeza: melhorar as condições de trabalho e promover a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, Assim foi com muita satisfação e compromisso que o SAERGS – Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, também não mediu esforços para contribuir nesta reestruturação e hoje, passado pouco mais de dois anos, temos certeza de que aquele sentimento inicial “de que ia dar certo... deu” e se concretizou através de valiosos colegas que trazem, além de muita transparência em suas ações, um verdadeiro estilo combativo pela concretização de seus principais desafios.
Este sindicato já deu certo. E daqui pra frente quem ganha é a sociedade catarinense, o SASC, é agora o sindicato de todos os profissionais arquitetos e urbanistas catarinenses. Um sindicato que tem compromisso com a transparência, com a verdade, com a ética. Com dirigentes de uma grandeza sentimental, capaz de se emocionarem por suas conquistas, de serem justos com a cidade, defender a sociedade, mas fundamentalmente com uma sensibilidade enorme para defender com a veracidade necessária, tudo aquilo que acreditam ser essencial para nós profissionais e por uma arquitetura cada vez mais democrática.
Parabéns a toda a diretoria pelo trabalho que estão realizando e por terem tido a coragem de fazer todo o enfrentamento necessário para oferecer aos profissionais este novo Sindicato de Arquitetos. Parabéns colegas de Santa Catarina por terem em suas mãos uma entidade que é capaz de ajudar a transformar, defender e garantir nossos direitos, em favor de nossa profissão no seu mais amplo conceito.
Muito sucesso e importantes conquistas sempre!

Leia Mais
Arq. Ormy Leocádio Hutner Junior
Sindicato dos Arq. e Urb. no Estado do Paraná

Os arquitetos e urbanistas do Estado de Santa Catarina têm motivos suficientes para se orgulhar de ter uma entidade que os represente e os defenda.
O SASC - entidade sindical de defesa de todos os profissionais da Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, por meio de uma diretoria jovem e comprometida com uma atuação cada vez mais pujante no cenário da atuação profissional e defesa da sociedade, tem realizado ao longo de sua curta trajetória, feitos de grande relevância para toda a categoria.

Leia Mais
Arq. Jeferson Salazar
Presidente da FNA

É com bastante satisfação que comemoramos uma nova fase na vida dos arquitetos e urbanistas catarinenses. O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina - SASC, depois de longo período de dificuldades finalmente ressurgiu das cinzas, como a fênix. E ressurgiu revigorado pela força de jovens arquitetos e arquitetas que entregaram muito de si para lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais de arquitetura e urbanismo. Como não podia deixar de ser, rapidamente ampliaram o espectro de atuação sindical para além da fronteira das lutas corporativas e se inseriram nas lutas gerais da sociedade catarinense por melhores condições de vida, pelo direito à habitação e mais, pelo direito à cidade com todos os benefícios que ele deve proporcionar ao exercício pleno da cidadania. Empenhamos esforços e recursos para ajudar a ressignificar o SASC. E com muito orgulho podemos dizer que valeu à pena. Parabéns aos diretores e diretoras desta gestão, que souberam transformar o limão em limonada e mostrar uma nova geração de dirigentes sindicais com fôlego, determinação, coragem e desprendimento pessoal para assumir tarefes coletivas de grande envergadura e compromisso social.

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.