SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

NOTA

06/12/2017

Nos últimos anos vamos acompanhando um crescimento que chega a ser assustador do número de cursos de graduação. Na Arquitetura e Urbanismo já passam de 500 o que seria mais que o total de cursos em toda Europa. Além deste crescimento, vamos observando que o sistema de controle exercido pelo MEC através da SESu, SERES e INEP se mostra incapaz de atender toda a demanda, buscando uma simplificação dos processos, que em seu bojo trata de maneira igual cursos que são totalmente diferentes. O resultado evidente tem sido um grande questionamento sobre a qualidade dos cursos de graduação e dos profissionais egressos destes cursos. O governo passa a exercer com maior intensidade suas ações liberalizantes no âmbito da educação superior, sob o patrocínio e pressão dos grandes e lucrativos grupos educacionais instalados inclusive dentro do CNE – Conselho Nacional de Educação. Tudo se torna ainda mais grave com as ações na educação à distância. Desde maio os cursos de graduação à distância passam a ter sua oferta liberalizada. Restrições anteriores são retiradas e os grandes grupos intensificam o investimento nessa modalidade e em todas as áreas, inclusive Arquitetura e Urbanismo. Talvez apenas medicina por enquanto não tenha sido oferecida à distância. Em arquitetura  e urbanismo e pouco tempo já são 9 instituições oferecendo mais de 39.000 vagas anuais, um número quase igual ao que oferecem os mais de 500 cursos presenciais.

O quadro é assustador e as entidades profissionais, acadêmicas e sindicais não tem conseguido ser ouvidas e sensibilizar governo e sociedade. O risco para as gerações futuras é muito grande diante de uma queda ainda maior na qualidade da educação superior que se oferece no país, colocando em maior risco os anseios da sociedade.

Nesse sentido, a iniciativa dos conselhos profissionais como autarquias paraestatais é muito bem vinda. No ABEA tem tentado se posicionar, mas não tem tido muito eco. Eles têm maior penetração, recursos, alcance político e reconhecimento social que as nossas combalidas entidades, para emitir, em nome da sociedade, seu protesto e tentar, inclusive com a ajuda da justiça, reestabelecer o quadro de avaliação de qualidade para o ensino superior. Talvez consigam oferecer algum tipo de pressão que seja percebida pelo governo. O risco que se tem é que ultrapassem essa necessidade e passem a agir unicamente com propósitos corporativistas tentando inibir ou impedir o acesso de novos profissionais no mercado. É necessário um cuidado com a quantidade, mas principalmente com a qualidade dos cursos. Os famigerados exames pós-profissionais (de Ordem só no caso do Direito) parecem a receita mais fácil, porém de efeito danoso, retirando totalmente das instituições de ensino superior a responsabilidade pela formação profissional, limitando-se a formar bacharéis e, como consequência, criando um mercado altamente rentável para os cursinhos preparatórios para os exames. Na área do Direito se vê a mesma instituição oferecendo os dois o que trás a seguinte indagação: por que o curso de graduação já não é capaz de formar profissionais aptos a aprovação nos exames e inserção no mercado? Por que só os cursinhos (muito mais lucrativos) conseguem aprovar? O problema pode estar no exame, nos cursos ou nos dois, e principalmente está no (des)controle do Estado. 
Que tenha sucesso a movimentação dos Conselhos. Que tenhamos cuidado com a movimentação dos conselhos.

 

Gogliardo V. Maragno

 

 

 

http://www.oab.org.br/noticia/55867/oab-e-conselhos-profissionais-divulgam-carta-em-defesa-da-qualidade-do-ensino?utm_source=4028&utm_medium=email&utm_campaign=OAB_Informa

http://www.causc.gov.br/noticias/cau-assina-carta-em-defesa-da-qualidade-do-ensino/

http://www.fna.org.br/caubr-publica-manifestacao-contra-cursos-ead-de-arquitetura-e-urbanismo/

 


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Andréa dos Santos
Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul

Os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, atualmente, possuem um importante instrumento na defesa de todos os arquitetos e urbanistas trabalhadores que atuam no Estado. Foi com esta certeza e com um amplo compromisso com os profissionais que foi viabilizada, a partir de 2013, a reestruturação do Sindicato dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina – o SASC, que só ocorreu por ter a frente um grupo de jovens colegas, que na minha percepção, estavam unidos por uma única certeza: melhorar as condições de trabalho e promover a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, Assim foi com muita satisfação e compromisso que o SAERGS – Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, também não mediu esforços para contribuir nesta reestruturação e hoje, passado pouco mais de dois anos, temos certeza de que aquele sentimento inicial “de que ia dar certo... deu” e se concretizou através de valiosos colegas que trazem, além de muita transparência em suas ações, um verdadeiro estilo combativo pela concretização de seus principais desafios.
Este sindicato já deu certo. E daqui pra frente quem ganha é a sociedade catarinense, o SASC, é agora o sindicato de todos os profissionais arquitetos e urbanistas catarinenses. Um sindicato que tem compromisso com a transparência, com a verdade, com a ética. Com dirigentes de uma grandeza sentimental, capaz de se emocionarem por suas conquistas, de serem justos com a cidade, defender a sociedade, mas fundamentalmente com uma sensibilidade enorme para defender com a veracidade necessária, tudo aquilo que acreditam ser essencial para nós profissionais e por uma arquitetura cada vez mais democrática.
Parabéns a toda a diretoria pelo trabalho que estão realizando e por terem tido a coragem de fazer todo o enfrentamento necessário para oferecer aos profissionais este novo Sindicato de Arquitetos. Parabéns colegas de Santa Catarina por terem em suas mãos uma entidade que é capaz de ajudar a transformar, defender e garantir nossos direitos, em favor de nossa profissão no seu mais amplo conceito.
Muito sucesso e importantes conquistas sempre!

Leia Mais
Arq. Vinicius Galindo
Sindicato dos Arq. e Urb. no Estado do Rio Grande do Norte

Apesar da distância, o SASC e o SINARQ-RN parecem vizinhos. Sindicatos irmãos, caçulas entre outros sindicatos e na FNA. E tão parecidos!
Ver uma turma de arquitetos e urbanistas jovens assumir um sindicato inativo há anos, evoluir tanto em tão pouco tempo, ganhar reconhecimento, representatividade. E isso com pouca ou nenhuma experiência na área, além de heranças do movimento estudantil, de épocas da FeNEA. Uns poucos, movidos pela própria determinação e vontade em mudar o cenário atual. Em fazer a diferença, na prática.
Ver essa mesma história sendo feita, do outro lado do país, reforça a importância de tudo isso que estamos fazendo. E nesse processo aprendemos muito juntos, recebemos mutuamente força e estímulo para continuar com essa tarefa nada fácil. Mais que isso, ganhamos colegas, parceiros, amigos.
Me traz muita alegria ver a evolução do SASC. Ver a luta de amigos, tão semelhante à nossa, gerar resultados, ganhar relevância. Se firmar a cada dia. Parabéns! E obrigado.

Leia Mais
Arq. Eduardo Bimbi
Presidente FNA 1998/2004

Acompanho desde o segundo semestre de 2013 as ações do grupo de jovens arquitetos e urbanistas que se propuseram a estruturar e dirigir do SASC nessa primeira gestão.
Nestes pouco mais de dois anos de atividades souberam utilizar em beneficio da nossa categoria as prerrogativas legais de um sindicato, obtendo vantagens coletivas para todos , associados ou não.
Vejo como extremamente positivas as ações que o SASC tem posto em andamento e que beneficiarão a maioria dos arquitetos e urbanistas do estado de Santa Catarina.

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.