SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

NOTA SOBRE GREVE GERAL 28/04

27/04/2017

A Constituição Federal, no seu Artigo 9°, assegura o direito de greve "competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender".

Em acordo com a Constituição, com a Lei Federal 7783/89 e com nosso Estatuto, reconhecemos a legitimidade da greve enquanto recurso necessário e último quando inevitável para a garantia de direitos trabalhistas, após terem sido esgotadas quaisquer outros recursos para a resolução de conflitos. A greve pode ser definida como uma decisão coletiva e comum, por parte dos trabalhadores, de prestar seu trabalho, objetivando conquistas e/ou manter, por meio de pressão sobre empregadores, Estado e opinião pública, condições dignas de trabalho. 

A greve deve ser sempre um método pacífico de reivindicação e de luta pelos direitos próprios do trabalhador. Assim, julgamos inaceitável a manifestação violenta, depredatória de bens públicos ou privados ou com objetivos escusos, alheios às melhores condições de trabalho e contrários ao bem comum. A Lei Federal 7783/89, em seu Artigo 6° diz que "As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa".

Os temas reinvidicados pela Greve Geral proposta para o dia 28 de abril, Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência, estão diretamente ligados à qualidade das condições de trabalho e aos direitos dos trabalhadores e devem ser construídos com e para a sociedade, em especial os trabalhadores, diretamente e/ou através de suas respectivas entidades. Por isso, a motivação pública da Greve Geral apresenta-se justa.

Assim, somos solidários à greve nos moldes supracitados e aos que a ela aderem e contrários a qualquer sanção penal pessoal aos seus participantes. Também posicionamo-nos contrários a qualquer manifestação que incorra no prejuízo de serviços atividades essenciais para a população (Lei Federal 7783/89), em atos ilícitos para com pessoas e bens públicos e privados e em atos contrários ao bem comum.


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Eduardo Bimbi
Presidente FNA 1998/2004

Acompanho desde o segundo semestre de 2013 as ações do grupo de jovens arquitetos e urbanistas que se propuseram a estruturar e dirigir do SASC nessa primeira gestão.
Nestes pouco mais de dois anos de atividades souberam utilizar em beneficio da nossa categoria as prerrogativas legais de um sindicato, obtendo vantagens coletivas para todos , associados ou não.
Vejo como extremamente positivas as ações que o SASC tem posto em andamento e que beneficiarão a maioria dos arquitetos e urbanistas do estado de Santa Catarina.

Leia Mais
Arq. Ormy Leocádio Hutner Junior
Sindicato dos Arq. e Urb. no Estado do Paraná

Os arquitetos e urbanistas do Estado de Santa Catarina têm motivos suficientes para se orgulhar de ter uma entidade que os represente e os defenda.
O SASC - entidade sindical de defesa de todos os profissionais da Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, por meio de uma diretoria jovem e comprometida com uma atuação cada vez mais pujante no cenário da atuação profissional e defesa da sociedade, tem realizado ao longo de sua curta trajetória, feitos de grande relevância para toda a categoria.

Leia Mais
Arq. Jeferson Salazar
Presidente da FNA

É com bastante satisfação que comemoramos uma nova fase na vida dos arquitetos e urbanistas catarinenses. O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina - SASC, depois de longo período de dificuldades finalmente ressurgiu das cinzas, como a fênix. E ressurgiu revigorado pela força de jovens arquitetos e arquitetas que entregaram muito de si para lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais de arquitetura e urbanismo. Como não podia deixar de ser, rapidamente ampliaram o espectro de atuação sindical para além da fronteira das lutas corporativas e se inseriram nas lutas gerais da sociedade catarinense por melhores condições de vida, pelo direito à habitação e mais, pelo direito à cidade com todos os benefícios que ele deve proporcionar ao exercício pleno da cidadania. Empenhamos esforços e recursos para ajudar a ressignificar o SASC. E com muito orgulho podemos dizer que valeu à pena. Parabéns aos diretores e diretoras desta gestão, que souberam transformar o limão em limonada e mostrar uma nova geração de dirigentes sindicais com fôlego, determinação, coragem e desprendimento pessoal para assumir tarefes coletivas de grande envergadura e compromisso social.

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.