SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

FNA cria GT para debater renovação no CAU

12/04/2017

A plenária da Reunião Ampliada da FNA aprovou a criação de um Grupo de Trabalho para debater e encaminhar uma posição da federação em relação ao processo eleitoral do CAU 2017. Foi definido que, inicialmente, a FNA fará consulta à Comissão Eleitoral do CAU sobre o limite de reeleição de conselheiros estaduais e federais. De acordo com a resposta, poderá ser encaminhado pedido de impugnação e, só em recebendo nova negativa, se avaliará a judicialização da questão. Antes, porém, os sindicatos serão consultados para que a decisão seja tomada em conjunto.

 

O presidente da FNA, Cicero Alvarez, defendeu que as entidades dos arquitetos e urbanistas entrem em um acordo para garantir a renovação nas eleições de 2017. A proposta é evitar que conselheiros estaduais possam se candidatar para federais e vice-versa, o que comprometeria que o limite de dois mandatos estabelecido. "Só se permite renovação se você abre espaço. Se você ocupa o lugar, não se permite que outro o ocupe", frisou Cicero. E foi além. Pontuou que a própria gestão atual da FNA não tem nenhum integrante com mais de dois mandatos.

 

A posição recebeu coro na fala do conselheiro da FNA Jeferson Salazar, que teme o que chama de "profissionalização de conselheiro". Segundo ele, isso é "muito ruim" para a categoria e é preciso de medidas que evitem que o CAU transforme-se em um feudo de uso particular. "Não estou dizendo que isso acontece, mas que pode acontecer lá na frente. São dois mandatos e pronto".

 

O conselheiro da FNA Ângelo Arruda apresentou aos arquitetos e urbanistas que participaram da reunião Ampliada em João Pessoa detalhes sobre o calendário da eleição, iniciado em 31 de março. Arruda lembrou que, na época da fundação do CAU, as entidades fizeram acordo para montar uma chapa de consenso para que não houvesse disputa em 2011 no momento de implantação. "Depois de seis anos, o CAU é diferente de todos os outros conselhos", salientou, referindo-se à qualificação dos processos implantados. "Precisamos nos sentar com as entidades nacionais para deixar de lado a disputa e buscar o consenso para que a categoria continue avançando no que é fundamental avançar".

 

O presidente do Sindarq/PR, Milton Gonçalves, pontuou que mais importante do que quem serão as pessoas a ocupar os cargos é a proposta a ser apresentada pelas chapas.

 

Foto: Carolina Jardine
Fonte: Imprensa FNA


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Eduardo Bimbi
Presidente FNA 1998/2004

Acompanho desde o segundo semestre de 2013 as ações do grupo de jovens arquitetos e urbanistas que se propuseram a estruturar e dirigir do SASC nessa primeira gestão.
Nestes pouco mais de dois anos de atividades souberam utilizar em beneficio da nossa categoria as prerrogativas legais de um sindicato, obtendo vantagens coletivas para todos , associados ou não.
Vejo como extremamente positivas as ações que o SASC tem posto em andamento e que beneficiarão a maioria dos arquitetos e urbanistas do estado de Santa Catarina.

Leia Mais
Arq. Ormy Leocádio Hutner Junior
Sindicato dos Arq. e Urb. no Estado do Paraná

Os arquitetos e urbanistas do Estado de Santa Catarina têm motivos suficientes para se orgulhar de ter uma entidade que os represente e os defenda.
O SASC - entidade sindical de defesa de todos os profissionais da Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, por meio de uma diretoria jovem e comprometida com uma atuação cada vez mais pujante no cenário da atuação profissional e defesa da sociedade, tem realizado ao longo de sua curta trajetória, feitos de grande relevância para toda a categoria.

Leia Mais
Arq. Andréa dos Santos
Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul

Os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, atualmente, possuem um importante instrumento na defesa de todos os arquitetos e urbanistas trabalhadores que atuam no Estado. Foi com esta certeza e com um amplo compromisso com os profissionais que foi viabilizada, a partir de 2013, a reestruturação do Sindicato dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina – o SASC, que só ocorreu por ter a frente um grupo de jovens colegas, que na minha percepção, estavam unidos por uma única certeza: melhorar as condições de trabalho e promover a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, Assim foi com muita satisfação e compromisso que o SAERGS – Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, também não mediu esforços para contribuir nesta reestruturação e hoje, passado pouco mais de dois anos, temos certeza de que aquele sentimento inicial “de que ia dar certo... deu” e se concretizou através de valiosos colegas que trazem, além de muita transparência em suas ações, um verdadeiro estilo combativo pela concretização de seus principais desafios.
Este sindicato já deu certo. E daqui pra frente quem ganha é a sociedade catarinense, o SASC, é agora o sindicato de todos os profissionais arquitetos e urbanistas catarinenses. Um sindicato que tem compromisso com a transparência, com a verdade, com a ética. Com dirigentes de uma grandeza sentimental, capaz de se emocionarem por suas conquistas, de serem justos com a cidade, defender a sociedade, mas fundamentalmente com uma sensibilidade enorme para defender com a veracidade necessária, tudo aquilo que acreditam ser essencial para nós profissionais e por uma arquitetura cada vez mais democrática.
Parabéns a toda a diretoria pelo trabalho que estão realizando e por terem tido a coragem de fazer todo o enfrentamento necessário para oferecer aos profissionais este novo Sindicato de Arquitetos. Parabéns colegas de Santa Catarina por terem em suas mãos uma entidade que é capaz de ajudar a transformar, defender e garantir nossos direitos, em favor de nossa profissão no seu mais amplo conceito.
Muito sucesso e importantes conquistas sempre!

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.