SASC - Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina

Entidades celebram união que potencializa realização do UIA 2020 RIO.

19/01/2017

Potencializar ações em benefício dos profissionais de arquitetura e urbanismo é o objetivo principal de termo de parceria assinado entre a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O documento, que viabiliza colaboração mútua entre as entidades para apoiar a realização do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA 2020, no Rio de Janeiro, prevê a destinação de até 10% dos recursos anuais arrecadados por meio da Contribuição Sindical Urbana (CSU). Em contrapartida, o IAB vai auxiliar divulgando a importância do pagamento da CSU.

>>> Clique aqui para ler o acordo

“A parceria tem como principal objetivo potencializar ações conjuntas das nossas entidades em prol dos profissionais de arquitetura e urbanismo e na busca de soluções que possam contribuir para a promoção da qualidade de vida da sociedade e do ambiente das cidades brasileiras”, disse o ex-presidente da FNA, Jeferson Salazar (presidente no momento da assinatura da parceria). Segundo ele, estas ações devem ser realizadas tanto nacionalmente quanto nos estados e, certamente, “serão passos importantes para chegarmos em 2020 com o máximo preparo para que o Congresso da UIA seja exitoso na sua organização e proporcione bons frutos através dos temas que serão debatidos”. Neste sentido, o dirigente avalia que criar um ambiente harmonioso e de cooperação mútua é uma oportunidade ímpar para as entidades exercerem todo o amadurecimento acumulado durante a vitoriosa luta pela criação do CAU. “Teremos muito trabalho, mas também teremos muito o que comemorar”, garante.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, saúda a união entre todas as instituições de arquitetos e urbanistas em torno de objetivos comuns de valorização da profissão e da cultura arquitetônica.  “O termo de parceria assinado entre a FNA e o IAB será fundamental na viabilização dos eventos preparatórios até 2020”, afirmou. Ele destaca que o UIA 2020 RIO será uma oportunidade para estreitar as relações internacionais, mas, sobretudo, para criar uma agenda positiva de debates focada na melhoria das cidades brasileiras e na divulgação do papel do arquiteto e urbanista para o desenvolvimento do país.

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro destaca que o UIA 2020 RIO, além de se configurar como o maior evento da Arquitetura e Urbanismo já realizado no país, mesmo antes de acontecer já apresenta bons resultados. “O apoio prestado ao IAB pelas entidades do setor, entre as quais já perfilam o CAU/BR, o CAU/RJ e a FNA, é um demonstrativo de nossa união em torno de um objetivo comum”, ressalta. Para ele, o Congresso possibilitará uma reflexão sobre a qualidade da Arquitetura que produzimos e os dilemas da cidade contemporânea.

 

Dirigentes estaduais do IAB e ex-presidentes da FNA comentam a parceria

Um das contrapartidas previstas pela parceria é a inclusão dos temas habitação de interesse social, assistência técnica pública e gratuita e o mundo do trabalho do arquiteto e urbanista na programação de debates do UIA 2020 RIO. Para Pedro da Luz Moreira, presidente do IAB-RJ e diretor do UIA 2020 RIO, as contribuições da FNA para o congresso são importantes e serão incorporadas não só ao evento, mas também nos debates e seminários preparatórios que serão realizados nos próximos cinco anos. “Discutir as estruturas organizacionais dos escritórios de arquitetura e urbanismo e novas formas de atuação profissional são fundamentais para o crescimento e valorização da nossa atividade”, avalia.

Presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva ressalta que mais uma vez as entidades nacionais de arquitetura unem-se pela profissão, pelos profissionais e pela sociedade. “Desta forma, teremos mais condições de fazer avançar nossas demandas: o projeto completo para as obras públicas, os concursos públicos de projetos, a assistência técnica à moradia social, a universalização da nossa tabela de honorários, o planejamento urbano e o meio ambiente, e tantas outras lutas dos arquitetos em benefício de toda a população”, detalhou.

Irã Taborda Dudeque, presidente do IAB-PR e vice-presidente do IAB nacional, enfatizou que a parceria entre as entidades “é um resgate da lição de Miguel Pereira”. Falecido em 2014, Miguel Pereira foi presidente do IAB de 1989 a 1993 e dedicou sua vida a lutar pela política profissional. Segundo Dudeque, o ex-dirigente foi atuante na criação dos sindicatos de arquitetos e urbanistas. “As entidades agem novamente em conjunto, como sempre fizeram”, acrescenta. Miguel Pereira foi o primeiro incentivador da candidatura brasileira como sede do Congresso Mundial de Arquitetos de 2020.

Para a presidente do IAB-BA, Solange Souza Araújo, as contribuições da FNA para o congresso UIA 2020 RIO são importantes e, mais do que uma adesão, “representam a integração entre as entidades da arquitetura e urbanismo no Brasil, trazendo temas fundamentais ao exercício e a valorização profissional, dentre outros, que deverão ser debatidos durante os próximos cinco anos”.

“O acordo entre a FNA e o IAB para a realização do UAI2020 é importante e fundamental principalmente por nos permitir a discussão com outras entidades do mundo inteiro sobre a assistência técnica e a questão das relações de trabalho, temas não tratados pela UIA ate agora”, avalia o ex-presidente da FNA, Eduardo Bimbi, membro do Conselho Consultivo da entidade.

Valeska Peres Pinto, ex-presidente da FNA e membro do Conselho Consultivo, destacou o ineditismo da parceria, que envolve a soma de esforços para alavancar um evento e garantir-lhe recursos em um momento de crise econômica. “A inclusão de temas tratados amiúde nas organizações sindicais será um ganho para as demais entidades e o apoio ao Congresso da UIA uma contribuição para torná-lo um momento de valorização profissional”, frisou.

“A FNA como entidade sindical nacional dos arquitetos e urbanistas trabalhadores dá enorme exemplo para o país de solidariedade política com o IAB e demais entidades. Apoia a UIA 2020 e concede apoio financeiro para que o Brasil tenha o melhor evento. Com isso abre as portas para outras relações políticas mais amplas de interesse de toda a categoria”, pontua o vice-presidente do Sindarq-MS, Angelo Arruda, também ex-presidente da FNA e membro do Conselho Consultivo.

 

Fonte: Imprensa FNA


Filie-se!


O SASC é o Sindicato que representa os Arquitetos de SC. Ajude a mantê-lo atuante para defender os seus direitos. Para se filiar, insira seu e-mail:



Depoimentos


Arq. Andréa dos Santos
Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul

Os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, atualmente, possuem um importante instrumento na defesa de todos os arquitetos e urbanistas trabalhadores que atuam no Estado. Foi com esta certeza e com um amplo compromisso com os profissionais que foi viabilizada, a partir de 2013, a reestruturação do Sindicato dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina – o SASC, que só ocorreu por ter a frente um grupo de jovens colegas, que na minha percepção, estavam unidos por uma única certeza: melhorar as condições de trabalho e promover a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, Assim foi com muita satisfação e compromisso que o SAERGS – Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, também não mediu esforços para contribuir nesta reestruturação e hoje, passado pouco mais de dois anos, temos certeza de que aquele sentimento inicial “de que ia dar certo... deu” e se concretizou através de valiosos colegas que trazem, além de muita transparência em suas ações, um verdadeiro estilo combativo pela concretização de seus principais desafios.
Este sindicato já deu certo. E daqui pra frente quem ganha é a sociedade catarinense, o SASC, é agora o sindicato de todos os profissionais arquitetos e urbanistas catarinenses. Um sindicato que tem compromisso com a transparência, com a verdade, com a ética. Com dirigentes de uma grandeza sentimental, capaz de se emocionarem por suas conquistas, de serem justos com a cidade, defender a sociedade, mas fundamentalmente com uma sensibilidade enorme para defender com a veracidade necessária, tudo aquilo que acreditam ser essencial para nós profissionais e por uma arquitetura cada vez mais democrática.
Parabéns a toda a diretoria pelo trabalho que estão realizando e por terem tido a coragem de fazer todo o enfrentamento necessário para oferecer aos profissionais este novo Sindicato de Arquitetos. Parabéns colegas de Santa Catarina por terem em suas mãos uma entidade que é capaz de ajudar a transformar, defender e garantir nossos direitos, em favor de nossa profissão no seu mais amplo conceito.
Muito sucesso e importantes conquistas sempre!

Leia Mais
Arq. Jeferson Salazar
Presidente da FNA

É com bastante satisfação que comemoramos uma nova fase na vida dos arquitetos e urbanistas catarinenses. O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina - SASC, depois de longo período de dificuldades finalmente ressurgiu das cinzas, como a fênix. E ressurgiu revigorado pela força de jovens arquitetos e arquitetas que entregaram muito de si para lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais de arquitetura e urbanismo. Como não podia deixar de ser, rapidamente ampliaram o espectro de atuação sindical para além da fronteira das lutas corporativas e se inseriram nas lutas gerais da sociedade catarinense por melhores condições de vida, pelo direito à habitação e mais, pelo direito à cidade com todos os benefícios que ele deve proporcionar ao exercício pleno da cidadania. Empenhamos esforços e recursos para ajudar a ressignificar o SASC. E com muito orgulho podemos dizer que valeu à pena. Parabéns aos diretores e diretoras desta gestão, que souberam transformar o limão em limonada e mostrar uma nova geração de dirigentes sindicais com fôlego, determinação, coragem e desprendimento pessoal para assumir tarefes coletivas de grande envergadura e compromisso social.

Leia Mais
Arq. Eduardo Bimbi
Presidente FNA 1998/2004

Acompanho desde o segundo semestre de 2013 as ações do grupo de jovens arquitetos e urbanistas que se propuseram a estruturar e dirigir do SASC nessa primeira gestão.
Nestes pouco mais de dois anos de atividades souberam utilizar em beneficio da nossa categoria as prerrogativas legais de um sindicato, obtendo vantagens coletivas para todos , associados ou não.
Vejo como extremamente positivas as ações que o SASC tem posto em andamento e que beneficiarão a maioria dos arquitetos e urbanistas do estado de Santa Catarina.

Leia Mais

Assine nossa Newsletter


Cadastre-se e fique por dentro das atividades, eventos e novidades promovidas pelo SASC

SASC
Sindicato dos Arquitetos e
Urbanistas no Estado
de Santa Catarina

Av Mauro Ramos n 1624, sala 302
Centro - CEP 88020-304
Florianópolis / SC

www.sasc.org.br
atendimento@sasc.org.br

© 2015 - Direitos Reservados
SASC - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina.